EXU não é diabo. Esta crença que gera muitos preconceitos contra os cultos africanos, tem origem na chegada dos escravos negros ao Brasil e seu contato com os missionários católicos, munidos de uma moral "sexual repressiva" e do propósito de impor sua religião como forma de dominação.
Assim como o sexo é pecado para essa moral repressiva, EXU, como divindade da procriação e da fertilidade, só poderia estar personificando o próprio capeta. Em sua origem cosmogenética, EXU é o responsável pela existência da vida na terra.
ADÃO e EVA (não os do Livro do Gênesis, da Bíblia), como princípio cósmico de tudo, viviam em total ignorância (ou seja, eram o positivo e o negativo, yin e yang, mas sem saberem que eram, ignorando um ao outro). Foi então que a SERPENTE TELÚRICA (a da árvore da vida), ou BESSÉM informou a eles que o seu "fruto"(o conhecimento sobre um e outro) poderia ser útil. Esses ADÃO e EVA cosmogenéticos conhecem, então, um ao outro. Entra em cena EXU, no momento em que a descoberta viria a gerar a vida (CAIM e ABEL).
Origem de todo conhecimento transmitido pelos búzios, sem Ele, o jogo não existiria. Mas por que essa ligação entre fertilidade, concepção e búzios? - Perguntaria o leigo. Sucede que EXU,representando fertilidade masculina e feminina, passa essa possibilidade de existência da vida a OXUM, que representa a concepção (daí o sincretismo dela com Nossa Senhora da Conceição). Esta, por sua vez é uma ninfa oriunda dos mares (filha de OLOKUN) e obviamente dona de todas as conchas, entre elas os búzios. OXUM passa para EXU o segredo do jogo de búzios, e este o ensina aos homens. Por isso, EXU, para os africanos, principalmente os IORUBÁS e DJEDJE, é o DEUS DA FERTILIDADE. Nos primeiros rituais realizados em solo brasileiro pelos escravos, ele era associado a SANTO ANTÔNIO o santo casamenteiro, originalmente relacionado, também na Igreja Católica à fertilidade.
Observe, meu caro leitor, que as antigas imagens do santo mostravam-no com um fallus (pênis), bem pronunciado, depois, esse símbolo foi substituído pela criança em seu colo, como a imagem que conhecemos hoje, mas sempre representando fertilidade. Tudo mudou quando mudou a noção de pecado e quando interessou aos inquisidores da Igreja. Portanto o ODU OKARAN, que é ODU de EXU,é ODU da FERTILIDADE.
Livro "Um Mistério Chamado Odu II - 700 Ebós"
Maiores informações através do telefone (21) 3759-2121
Bom dia Gostaria de saber como faça para comprar os livros, me envie instruções pelo e-mail emilia_1971@hotmail.com trabalho durante o dia e não posso fazer ligação interurbana, por favor quero comprar os Livros um misterio chamado odu I e II obrigada
ResponderExcluiremilia pereira